TESTEMUNHOS
A palavra a quem recebe e visita o EITA
Paulo Lopes Silva
Câmara Municipal de Guimarães
O Encontro Ibero Americano de Tunas vai para a sua terceira edição mas já apaixona muitos vimaranenses e visitantes deste território.
A presença alegre de largas dezenas de Tunos dos países ibero americanos, tem-se revelado um atrativo acrescido às já patrimonialmente classificadas praças do Centro Histórico de Guimarães.
Música, convívio, espetáculos e pequenos acontecimentos espontâneos dão um colorido e vitalidade especiais a uma cidade que também é fortemente universitária, de onde proveem estas entidades culturais.
A diversidade cultural que comporta, o atrativo e vitalidade das ruas e praças que acrescenta, são motivos de sobra para merecer o apoio do Município de Guimarães, enquanto fator de valorização turística, também.
José Diogo Silva
Associação Vimaranense Hotelaria
O turismo em Guimarães pode, e deve, ser pensado e formatado para o que ainda não existe, fora dos roteiros predefinidos, apenas em torno das mesmas histórias e lendas.
Guimarães deve ser cidade de grandes eventos e claro, de grandes espetáculos culturais, que ajudarão a torná-la uma cidade menos sazonal.
Os Encontros de Tunas são um claro exemplo de um evento que dinamiza não só o sector hoteleiro, mas também todo o sector de serviços, comércio e restauração.
Por todos estes motivos, os EITA são eventos que contam e contarão com todo o apoio da Associação à qual presido e, estou certo que os nossos associados farão aquilo porque são tão reconhecidos, que é receber estes Encontros com a típica hospitalidade vimaranense.
Pe. Paulino Carvalho
Paróquia Nª Srª da Oliveira
No largo da Oliveira, Guimarães pulsa a vida na sua plenitude!
A paróquia de Nª Sra. da Oliveira, acolhe com alegria e abre as suas portas para que as tunas que nos visitam prestem a sua homenagem à Padroeira de Guimarães.
Sob o manto da Mãe, colocamos a alegria e a entrega dos tunos. E, de São Nicolau, patrono dos estudantes, na sua capela, invocamos a proteção para todos os estudantes, para que alcancem os melhores frutos do seu trabalho!
Eliseu Sampaio
Mais Guimarães
Os Encontros Ibero-Americanos de Tunas em Guimarães entrelaçam culturas em harmonias únicas.
Nessa celebração musical, Guimarães emerge como um farol cultural na Ibero-América, onde tradição e inovação se encontram, tecendo memórias que ressoam nos corações da cidade.
O conteúdo relacionado com tunas é dos que mais interação gera, e também por isso, o Mais Guimarães, orgulha-se de ser parceiro de media deste evento.
Vítor Oliveira
Porto Canal
Felicito os promotores do EITA! Com o seu entusiasmo e dedicação, têm contribuído para a divulgação das nossas tradições, cultura, património imaterial, humano, edificado. A cumplicidade, a capacidade de organização, as experiências e convivências com tunos de outras países são virtudes que a tuna proporciona.
O envolvimento em atividades extracurriculares amplia e diversifica o leque de competências. Pelo arrojo e determinação da organização, Guimarães agradece ser palco de um evento que enriquece quem assiste e também quem nele participa, pelo seu significado e simbolismo.
Estou certo que os Vimaranenses vão associar-se, com elevada participação de público, em todo o certame. No final, a organização sentir-se-á confortada com a atribuição à nossa Cidade deste tão importante evento.
José Maria Cerezo "Trovata"
TUDI Espanha
A identidade nacional portuguesa nasce em Guimarães. Uma vila que se torna um livro de história, onde as páginas são viradas de forma interactiva quando se entra em contacto com as suas gentes.
Eu percorri as suas praças e ruas e senti-me rei e vassalo ao mesmo tempo. Não é apenas mais uma cidade bonita, mas sim a cidade transformada num sonho do qual ninguém gostaria de acordar, ao viver sonhando ser o protagonista de aventuras medievais.
Viver a Tuna em Guimarães é transportar-se por um túnel do tempo, para viver numa época onde trovadores e jograis obtinham favores dos seus senhores.
Ser tuno em Guimarães é um dos poucos sonhos que ainda estão ao alcance de um tuno.
Adélio Silva "Patrão"
Tuna Veterana Univ. Portucalense
Para um “gajo do Porto”, Guimarães, cidade histórica de Portugal, encanta com a sua atmosfera única e seu centro histórico meticulosamente preservado, que nos transporta de volta aos tempos medievais. As ruas de paralelepípedos e as casas antigas contam histórias de tempos passados, enquanto o imponente Castelo de Guimarães paira majestosamente sobre a paisagem.
Mas o que mais impressiona são as suas gentes e a indiscritível forma de bem receber e acolher quem os visita. Mas ai de quem trate com desdém o que lhe é oferecido com carinho… aí são ferozes defensores do que lhes é mais querido!!
Neste cenário deslumbrante, São Nicolau, o padroeiro dos estudantes e das Tunas Académicas, assume o papel de mentor espiritual, destacando-se como símbolo de aprendizagem, tradição e cultura.
O EITA vem assumindo um papel de destaque no panorama tunante mundial. Este encontro em Guimarães é uma oportunidade única de compartilhar tradições com outros tunos de todas as partes do globo. Além disso, a exposição internacional proporciona um impulso significativo à reputação e ao prestígio dessas Tunas, abrindo portas para novas colaborações e oportunidades.
O EITA tem vindo a projetar culturalmente Guimarães no Mundo, beneficiando cultural e economicamente, reforçando a promoção da cidade como um destino cultural de renome mundial.
Frank Chiroque
TunAmérica de Puerto Rico
Desde que conheci Guimarães, fiquei apaixonado pelo seu povo, que sempre tem um sorriso para o visitante, pelas suas ruas que convidam a continuar, e pela cultura que se vive.
Os espaços que foram sendo abertos em Guimarães para a Tuna são um reflexo da aceitação desta expressão cultural que transcende fronteiras e continentes. Assim, tunos de muitos países convergem aqui e cada vez são mais.
Digo isto com a propriedade de quem já esteve, com a Tuna, em quatro continentes e sustentado por mais de três décadas de experiência, após ter participado em centenas de certames, encontros e festivais de mais de 20 países.
E, mais ainda, de quem esteve nas duas primeiras edições do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas e assistiu, ao vivo e a cores, à sua génese, evolução e amadurecimento, vendo em primeira mão e desde a primeira hora a visão que a alimenta e alicerça.
Considero que, graças ao apoio presente e futuro a esta tradição, Guimarães pode tornar-se, se já não o é, na nova meca das tunas. Um lugar de peregrinação, mais do que musical, cultural.
Eu, natural do Perú e residente em Porto Rico, considero-me agora também VIMARANENSE!
Catarina Gomes
Luso-Can Tuna (Toronto, Canadá)
Este encontro não foi apenas um evento musical: foi uma celebração da união de pessoas apaixonadas por uma herança comum. Estas oportunidades são raras para nós, e é graças a encontros como este que conseguimos manter viva esta bela tradição, enquanto aprendemos mais sobre a
nossa cultura, língua, e tradições.
A Luso-Can Tuna saiu fortalecida, renovada e cheia de entusiasmo para continuar a sua missão, como única tuna no Canadá.”
Catarina Ferreira
"A Medieval"
Os encontros de Tunas têm contribuído não apenas para a dinamização do comércio e restauração locais, mas também trazem uma alegria contagiante ao centro da cidade, oferecendo a quem está e a quem nos visita uma experiência pouco habitual.
A abertura de Guimarães ao mundo passa também por este tipo de iniciativas, que têm tanto de enriquecedoras como de uma proximidade não habitual entre culturas distintas.
Jorge "Cunha"
Tuna da Universidade Lusófona (Lisboa)
Incrível!
Apesar de muitos anos como Tuno, impressionou-me o convívio entre diferentes gerações e origens e a partilha de experiências.
A organização dedicada, a qualidade musical das Tunas e sua animação pelas ruas de Guimarães foram marcantes, numa cidade com um centro histórico, perfeito para exibir a arte de Tunar, e onde se sente o apoio das instituições locais a esta tradição estudantil internacional.
As recordações e as amizades feitas durante estes dias foram inesquecíveis, mais ainda para quem ia apenas assistir!
Paulo Bessa
O'Clock Gastro Bar
Os Encontros de Tunas têm vindo a desempenhar um papel crucial no enriquecimento cultural de Guimarães, criando uma atmosfera vibrante com as suas apresentações musicais.
As suas melodias tradicionais e animadas atuações não apenas preservam tradições como também atraem visitantes, promovendo a vitalidade económica da região.
Além disso envolvem a comunidade, enaltecendo a nossa herança cultural e o centro histórico.