II E.I.T.A.
A segunda edição do E.I.T.A.
Co-organizado pela TAV, a TUDI, a Afonsina
e a Tun'obebes.
Realizado em Guimarães, nos dias 30 de
Junho e 1 e 2 de Julho de 2023.
TUNAS PARTICIPANTES
TUNA UNIVERSITARIA DE GUERRERO UAGRO MÉXICO
Chegados directamente do México, fundados em 2007, são formados por alunos e antigos alunos da Universidad Autónoma de Guerrero, tendo já, para além de várias viagens dentro do seu enorme país, viajado à Bolívia, Chile e Colômbia.
Com um álbum editado, chegam agora à Península Ibérica para participar, não só no Certamen Internacional de Tunas "Barrio del Carmen" - Murcia, España, mas também no II EITA!
CUARENTUNA MALACITANA
ESPANHA
Apresentamos uma tuna que é composta por antigos tunos universitários, cada um deles com décadas de vida tunae. Vêm da bonita Málaga, banhada pelo Mediterrâneo, conhecida por ter algumas das melhores tunas de Espanha.
Prometendo qualidade musical e a sua característica energia, a Cuarentuna Malacitana!
Preparem-se porque o show deles é maior ainda fora de palco.
TUNA DO DISTRITO UNIVERSITÁRIO DO PORTO
Fundados em 2005, com o intuito de juntar académicos e ex-académicos da cidade do Porto e arredores, são por isso uma tuna diferente no paradigma da Invicta, onde tradicionalmente as tunas eram de faculdades ou universidades específicas.
Conseguem com isso uma diversidade que se reflecte no seu repertório, sendo a sua presença uma garantia de animação em palco e também, como poderão ver, nas esplanadas, praças e ruas.
TUNA
UNIVERSITÁRIA
DO PORTO
Datam do século XIX as primeiras notícias da Tuna Académica do Porto. O Orfeão Académico do Porto é fundado em 1912 e, na década de 20, Tuna e Orfeão apresentam-se diversas vezes em conjunto, como em Madrid frente a El-Rei de Espanha e na Digressão a Barcelona!
Em meados de 1980, a Tuna Universitária do Porto é retomada, num novo período marcado pelo 1º festival de tunas nacional - o FITU - pelos vários LPs e pelas digressões a África, América e Ásia.
AFONSINA
TUNA DE ENGENHARIA DA U. MINHO
Corria o mês de março de 1994, no emblemático “Café Óscar” em Guimarães, quando um grupo de jovens estudantes da Universidade do Minho, decidiu dar início a esta Mui Trovadora Tuna, a Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho.
Desde então tem vindo a percorrer o país e o mundo, carregando consigo as cores da primeira bandeira portuguesa, Têm partcipado em inúmeros saraus, encontros e festivais de tunas,
TUN'OBEBES
TUNA FEM. DE ENG.
DA U. MINHO
A Tun'Obebes foi fundada a 11 de Dezembro de 1992 em Guimarães, herdando assim o título de tuna feminina mais antiga da Universidade do Minho.
Apadrinhada pela Opum Dei, esta Tuna espelha um grupo de raparigas universitárias que se reúne em prol da música, tradição e diversão, representando o Pólo de Engenharia da Academia Minhota.
A estreia aconteceu no Teatro Jordão.
TUNA
ANTIGA
VIMARANENSE
Em estreia absoluta, um novo projecto cheio de Guimarães a correr nas veias!
A TAV é uma Tuna composta por Tunos e Antigos Tunos Universitários, Vimaranenses por nascimento ou adopção.
É sua imagem de marca o repertório exclkusivamente composto por temas que cantem Guimarães ou que sejam compostos, escritos ou celebrizados por filhos da nobre Pátria de Afonso!
LUSO-CAN
TUNA
TORONTO, CANADÁ
Fundados em 1998, têm a particularidade de serem a única tuna no seu país. Em março de 2018 celebraram o seu vigésimo aniversário com o lançamento do seu primeiro CD, Carpe Diem.
Têm espalhado toda a sua música a várias partes do globo, incluindo Portugal Continental e Insular, EUA e México.
Vindos diretamente do Canadá, e pela primeira vez em terras vimaranenses, a Luso-Can Tuna!
Fotografias
GALERIA
Paco Espada (Málaga)
Inesquecível viagem a Guimarães. O resumo é fácil: Música e muita alegria! Voltaremos!!!